fundacaoestreladosul@gmail.com

FES participa de reunião com os Coordenadores do Projeto Mais Educação de Esteio/RS

Na quinta-feira, 05/08, estiveram reunidos junto a Secretaria de Educação Lázaro Junior e Amaro Nascimento, ambos da Fundação Estrela do Sul (FES) com os coordenadores do Projeto Mais Educação junto as escolas da Cidade de Esteio.
O objetivo foi divulgar o plano de ensino executado através da Capoeira Angola Nascente Palmares Sul, no qual o professor Lázaro (Pardal) é o representante junto ao Município.
Amaro defendeu que, segundo autores renomados junto à bibliografia moderna, a indisciplina que predomina no ambiente escolar, por parte de alunos, tem muitas causas e uma delas é a falta de dinamismo dos conteúdos aplicados pelos professores, causando a falta de interesse e até a falta de motivação dos alunos nos conteúdos ministrados.
Dessa forma com o intuito de dinamizar a forma como são ministrados esses conteúdos junto aos alunos do Professor Lázaro, surgiu a proposta de levar todos os alunos da rede municipal de Esteio que participam do Projeto Mais Educação a participarem do Batismo de Capoeira Angola que ocorrerá no Município de Canoas no domingo, dia 12 de setembro de 2010, com a participação do Mestre Nô, presidente fundador da Associação Brasileira Cultural de Capoeira Palmares, além de mestres renomados no Brasil e no exterior.
Para o Professor Lázaro, a prática da capoeira contribui para a formação de valores culturais e sociais das crianças as quais estão envolvidas em seu ciclo de ensino. Este mesmo ciclo de ensino contempla atividades iniciais de aprendizado que passa pela forma criativa em que as crianças são inseridas na prática da capoeira.
A Capoeira Angola Palmares Sul iniciou há dois anos, através do Professor Lázaro (Pardal), suas atividades junto às escolas da Cidade de Esteio e fechando o lapso temporal de um ano de prática de capoeira, o grupo Palmares tem por fundamento apresentar os alunos iniciantes aos mestres mais velhos do grupo. Mestres que se acham a mais de trinta anos trabalhando junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social, pois faz pouco tempo que a capoeira foi inserida no contexto escolar, sendo uma prática muitas vezes discriminada, sempre encontrando apoio nas camadas sociais da periferia das grandes cidades. Os Mestres são educadores com gigantesco conhecimento prático e histórico da pratica da capoeira, prontos a passarem esses mesmo conhecimentos aos alunos iniciantes que se interessem pela cultura e prática da capoeira angola.
- “O batizado é um delimitador que visa dinamizar os conteúdos apreendidos durante um ano de prática e de ensino de capoeira. Aguça o interesse dos conteúdos ministrados, insere na perspectiva das crianças os símbolos de educação, respeito e de consciência de limites”. Completa Amaro Nascimento.
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Um comentário:

Obrigado por comentar nossas portagens, sua opinião é muito importante para nos da FES.
Nos damos ao direito de moderar todos os comentários, por isso eles não entram imediantamente no site.

FES.